Boletim Informativo

 

Mudanças Climáticas

Conforme divulgado recentemente nos relatórios do IPCC - Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática e nos relatórios parciais do Ministério do Meio Ambiente, as mudanças climáticas ameaçam a qualidade de vida das populações costeiras, a agricultura, além do dia-a-dia da população mundial. A combinação das alterações do clima, escassez de chuva associada à altas temperaturas e altas taxas de evaporação, secas, aumento das temperaturas mínimas, pode levar a um cenário complicado para a o homem e a biodiversidade do planeta nos próximos anos. Os mais vulneráveis no Brasil seriam as populações da região semi-árida que abrange nove estados do Nordeste e que já enfrenta sérios problemas de falta de água.

Nesse contexto, torna-se ainda mais interessante a realização, no Nordeste, de um grande evento com foco nos desafios criados pelo aquecimento global. O I Seminário Brasileiro Sobre Seqüestro de Carbono e Mudanças Climáticas, que acontecerá nos próximos dias 10 e 11 de abril, em Natal (RN), vai reunir um elenco de palestrantes de alto nível, como representantes do Inpe - Instituto Nacional de Pesquisas Espacial; Universidades de São Paulo, Distrito Federal, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia, Defesa Civil, Embrapa, além de representantes da iniciativa privada que atuam com o seqüestro de carbono.

Também serão ministrados após o Seminário, nos dias 12 e 13 de abril, sete cursos como: Redução das emissões de gases de efeito estufa por seqüestro geológico de CO2; Mercado de Carbono; Educação para Mudanças Climáticas; Quantificação de Carbono na biomassa; Captura de CO2 , Produção de Microalgas para Biocombustíveis e Neutralização das emissões dos GEE.

Demonstrando uma atitude ambientalmente responsável o evento fará adesão ao projeto “Carbono Limpo” com objetivo de compensar, por meio do plantio de espécies nativas da mata atlântica na sede do Instituto Ecoplan, parte das emissões de CO2 geradas pelo evento.

Além de o Nordeste do Brasil ser uma das regiões mais afetadas, a proposta de realizar estes debates na região, foi direcionada a fim de proporcionar o acesso a informações atuais ao público local, já que, normalmente, eventos como esse ocorre no Sudeste e no Sul do País. Pesou também a perspectiva do desenvolvimento de projetos cujo potencial é atraente e necessário na região, como os que envolvem biocombustíveis e aterros sanitários.


Para saber mais sobre o evento click aqui www.ecoplan.org.br/eventos_carbono ( link para o seminário)

Marco Aurélio B. Ziliotto
Presidente do Instituto Ecoplan

Ecoplan realiza pesquisa de percepção sobre CCS para a Petrobras
Levantamento já foi concluído é entregue a estatal.
Programa de Extensão Agroflorestal realiza palestras
O repasse de recursos de 2007 ainda não foi feito.
Programa Jogue Limpo pára por falta de patrocinadores
Programa que conscientiza a população nas praias paranaenses não pôde ser realizado em 2007.
Projeto RAM ainda está parado
Instrução normativa do Ibama ainda precisa de ajustes.
Projeto Ação no Cerrado é prorrogado até abril de 2007
Falta de repasse dos recursos em outubro de 2006 impediram que atividades fossem realizadas.
 

Este email foi enviado para .
Clique aqui, para NÃO RECEBER mais nosso boletim informativo.

ASCOM Ecoplan imprensa@ecoplan.org.br
Visite nosso site: www.ecoplan.org.br