Projeto RAM


    O Instituto ECOPLAN, em parceria com o Centro de Estudos do Mar da UFPR, e outras diversas entidades colaboradoras, entre elas e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, é o executor do Programa RAM - Recifes Artificiais Marinhos/PR, desde 1997.

   Trata-se do maior programa de recifes artificiais da América Latina, e hoje conta com mais de 2.000 estruturas de concreto instaladas entre as ilhas Itacolomis e Currais, além dos dois únicos naufrágios controlados executados de maneira ambientalmente correta no Brasil.

   O ECOPLAN desenvolveu tecnologia na construção e instalação de recifes de concreto, utilizando cimento e materiais ambientalmente equilibrados, e design específico para cada um dos objetivos do projeto. Mantém uma equipe multidisciplinar atuando nas atividades de produção, instalação e monitoramento dos Recifes.

   Os sistemas recifais implantados transformaram-se em excepcionais áreas de proteção para espécies ameaçadas, como o Mero e o Cherne, entre outras, além de excelentes alternativas pesqueiras e de mergulho. Nos recifes de concreto já foram identificadas mais de 65 espécies de moluscos e crustáceos, além de 30 espécies de peixes. Monografias, teses de mestrado e doutorado estão sendo desenvolvidas nos RAMs, que se mostraram excelentes bases de pesquisa, gerando informações científicas e tecnológicas, e beneficiando a conservação dos recursos marinhos de nosso litoral.

   Os benefícios sociais do projeto já podem ser medidos em função das alternativas de usos sustentáveis do nosso mar. Os pescadores de Pontal do Paraná iniciaram um projeto de produção de vieiras e mexilhões junto aos recifes artificiais, criando uma alternativa econômica para essa comunidade. Outro exemplo é o aumento das atividades de mergulho por operadoras paranaenses, gerando novos pontos de mergulho em nosso estado, abrindo um mercado para mais de 4.000 mergulhadores certificados.

   O Programa RAM é o maior e mais bem elaborado projeto de Recifes Artificiais da América Latina, e já foi premiado nacional e internacionalmente. Gerou outras atividades correlatas, como o projeto Pecten (aquacultura de mar aberto, citado acima), e o Projeto Poseidon, que prevê a utilização de embarcações obsoletas descomissionadas para utilização ambientalmente correta como Recife Artificial.


Confira as fotos:

 

Projeto RAM:
   

 


Projeto Poseidon