Boletim Informativo

 


Programa de Extensão Agroflorestal realiza palestras

O repasse de recursos de 2007 ainda não foi feito

O programa de Extensão Agroflorestal desenvolvido pelo Instituto Ecoplan em parceria com a UFPR - Universidade Federal do Paraná, e financiado pelo FNMA – Fundo Nacional do Meio Ambiente, objetiva prestar assistência técnica, promover a conservação do meio ambiente e a inclusão social aos agricultores do sul do Paraná.

O projeto estava praticamente parado pela falta de recursos financeiros, mas com o repasse de recursos pelo FNMA em dezembro de 2006, algumas atividades puderam ser retomadas. Foram realizadas visitas de campo, com acompanhamento técnico, que visam à adequação ambiental da propriedade, inventários florestais e o diagnóstico da propriedade. Também foram realizados treinamentos, cursos diversos e palestras.

A intenção é realizar um workshop e seminários, que ainda não foram agendados. “Pretendemos realizar dois seminários ainda no primeiro semestre de 2007. Um em Palmas e o outro em Paulo Frontin”, declara a coordenadora técnica do projeto, Patrícia Marguê Cana Verde.

Em fevereiro foram realizadas três reuniões de Acompanhamento e Monitoramento do Projeto em Bituruna, Palmas e Paulo Frontin. Foram definidas estratégias para distribuição das mudas doadas, discutidos os resultados e novas estratégias de divulgação do projeto. Também foi realizada uma dinâmica sobre o comprometimento das instituições com o desenvolvimento do projeto. “As reuniões tiveram bons resultados apesar da baixa participação dos convidados em Bituruna e Paulo Frontin”. Segundo Patrícia, como resultado da reunião do Comitê em Paulo Frontin, mais um ponto de apoio do projeto foi instituído. “A prefeitura nos emprestou uma sala para atendermos os agricultores do município”.

Em março, o projeto recebeu doação de mudas de pinus da Reflorestadora Remasa para os agricultores de Bituruna. As mudas foram distribuídas entre os agricultores que ainda não acessaram o crédito do PRONAF-Florestal - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e terão o compromisso de implantar Sistemas Agroflorestais (pinus + cultura agrícola) com a utilização destas mudas. A prefeitura de Palmas também disponibilizou mudas para os agricultores do município.

O programa de rádio voltará ao ar quinzenalmente, na rádio colméia a cada quinta feira a partir de 13h30 no dia 22/03/2007.

As atividades para 2007 ainda estão aguardando o repasse de recursos pelo FNMA que deveria ter sido realizado em fevereiro.

confira as outras notícias do boletim >>