O Projeto
Metas
Atividades
Resultados
Fotos
Equipe Técnica
Notícias
Equipe do Programa de Extensão Agroflorestal promove 1ª Oficina de Plantas Medicinais

O trabalho foi realizado com cerca de 40 beneficiários do projeto, a fim de propor uma renda alternativa para as famílias de agricultores

 

METAS

Neste projeto são defendidos quatro sistemas de produção: Sistema 1- produção madeireira com espécies de Pinus (exótica tradicional na região); 2 – produção não madeirável alimentícia com erva-mate (Ilex paraguariensis) em sistema agroflorestal; 3 – produção de madeira energética para uso doméstico e industrial com bracatinga (Mimosa scabrella) e 4 – plantio misto de nativas para recuperação ambiental.

Para a implantação destes sistemas, elegeu-se oito metas distintas as quais envolvem a capacitação técnica para a produção florestal e a conservação ambiental, a divulgação do projeto, a realização de eventos, a geração de mídias e, principalmente, o contato direto com o produtor na sua área.

Dentro de cada uma destas metas são previstas várias atividades que almejam otimizar as áreas contempladas pelo projeto, aumentar a produção florestal na região, incentivar a implantação de sistemas agroflorestais e melhorar a qualidade de vida dos produtores em termos econômicos, sociais e ambientais respeitando o tripé do desenvolvimento sustentável.

Divulgação

Divulgação do projeto tem sido realizada por meio da identificação e posterior contato com os potenciais parceiros locais como prefeituras, associações e cooperativas, sindicatos, comércio, Emater, Banco do Brasil, órgãos ambientais, líderes da comunidade, escolas entre outros. Estes disponibilizaram espaço em suas instituições para colocação de cartazes e urnas para o cadastro dos agricultores no projeto. Também estão sendo distribuídos folders informativos. A partir dos cadastros coletados, os agricultores são classificados de acordo com suas comunidades para a realização de reuniões de divulgação do projeto e para verificação de seu grau de interesse e enquadramento nos critérios exigidos pelo PRONAF-Florestal.

Assistência técnica

A prestação de assistência técnica aos agricultores está sendo realizada por meio de visitas de campo, oficinas de interação, realização de reuniões técnicas e dias de campo, seminários regionais e elaboração dos projetos para a linha de crédito PRONAF-Florestal. Também estão sendo realizadas atividades de educação ambiental com escolas locais para a sensibilização da comunidade em relação a importância da conservação e preservação ambiental dos ecossistemas locais. O aspecto social tem sido contemplado nesta meta por meio da realização de oficinas sociais, oficinas culinárias, cursos, passeio ecosocial com as famílias dos agricultores contemplados pelo projeto entre outras atividades.


Monitoramento e Acompanhamento

O acompanhamento dos plantios agroflorestais e florestais refletirá o sucesso do projeto. Está sendo realizado um levantamento para avaliar as condições fitossanitárias dos viveiros locais e a procedência das sementes para indicação das melhores mudas. O monitoramento dos plantios florestais e agroflorestais está sendo realizado por meio de visitas às propriedades contempladas pelo projeto e pelo programa de cadastro elaborado para a gerência dos dados colhidos a campo.


Adequação ambiental

Estão sendo realizadas palestras sobre adequação ambiental com vistas a sensibilizar os participantes do projeto no tocante ao enquadramento ambiental de suas propriedades de acordo com a legislação ambiental vigente. Um levantamento das propriedades dos beneficiários do projeto junto aos órgãos competentes em relação aos embaraços ambientais eventualmente existentes já foi realizado e as reuniões técnicas e dias de campo com a finalidade de sensibilizar o pequeno agricultor quanto a importância do resgate da variável ambiental em sua propriedade rural estão sendo realizadas no decorrer do processo.

Capacitação dos beneficiários

A capacitação dos beneficiários em implantação, monitoramento e manejo de áreas reflorestadas e agroflorestais será realizada por meio de 12 reuniões com o objetivo de dar continuidade ao projeto. Serão promovidos também 4 cursos visando a prática da conservação ambiental dentro dos princípios básicos da ecologia, da proteção à biodiversidade e dos múltiplos valores das florestas.

 

 


 
Resolução mínina de 800 x 600 © Copyright 2000-2006 - Todos os direitos reservados.
O conteudo deste Site é de propriedade do Instituo Ecoplan.
Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Instituo Ecoplan.