O Projeto
Metas
Atividades
Resultados
Fotos
Equipe Técnica
Notícias
Equipe do Programa de Extensão Agroflorestal promove 1ª Oficina de Plantas Medicinais

O trabalho foi realizado com cerca de 40 beneficiários do projeto, a fim de propor uma renda alternativa para as famílias de agricultores

 

O PROJETO

O programa de Extensão Agroflorestal é realizado com agricultores familiares no Sul do Paraná. É financiado pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente e executado pelo Instituto Ecoplan em parceria com a Universidade Federal do Paraná. O projeto iniciou suas atividades em 2004 no município de Bituruna e seu prazo de execução é de 4 anos onde estima-se atender no mínimo 300 agricultores familiares.

O objetivo é uma forma de fazer com que o pequeno agricultor familiar rural possa utilizar sua área de forma racional abordando e integrando os aspectos econômico, social e ambiental garantindo um sistema sustentável em todos os níveis. O trabalho é realizado por meio de assistência técnica e extensão rural prestadas por uma equipe técnica do Instituto Ecoplan.

Meio Ambiente

A implantação deste projeto contribui para o meio ambiente com a conservação da biodiversidade da mata nativa, recuperação de áreas de preservação permanente e reserva legal, com a implementação de pequenos projetos de silvicultura e de sistemas agroflorestais.

Social

O aspecto social é considerado por meio de estratégias de diversificação do uso da energia rural, promoção da troca de experiências entre os agricultores, construção de conhecimento com a própria comunidade, valorização do agricultor em sua realidade tornando-o um pesquisador natural de sua propriedade, entre outras.

Econômico

Com a expansão da base florestal plantada consorciada com culturas anuais, com animais e com a recuperação de áreas degradadas o projeto prevê o aumento da renda do agricultor familiar através da otimização de suas propriedades e da agregação de valor aos produtos por ela gerados proporcionando melhor qualidade de vida e um ganho econômico considerável.

Educação ambiental

A educação ambiental é desenvolvida pela equipe do projeto com crianças e adultos em escolas, parques, ginásios e no campo. Envolve atividades como palestras e dinâmicas realizadas em datas especiais, oficinas, concursos ecológicos, excursões, plantio de espécies nativas, elaboração de biomapas, entre outras. Estas atividades enfocam temas ambientais com o objetivo de enfatizar a importância da conservação e preservação do meio ambiente paralelamente a necessidade de utilização de recursos naturais com consciência.

Parcerias

O projeto se caracteriza por uma ação conjunta com parceiros regionais, órgãos ambientais e o envolvimento de prefeituras, entidades representativas da sociedade e os próprios agricultores rurais estruturados em suas comunidades, associações e cooperativas.

Quem pode participar?

Proprietários, posseiros, arrendatários ou parceiros que:

- Residam na propriedade ou em local próximo;
- Tenham como mão-de-obra o trabalho familiar;
- Tenham área com até 96 ha;
- Pelo menos 80% da renda familiar seja gerada na própria propriedade;
- Tenham renda anual entre R$2.000,00 e R$40.000,00.

Considerações finais

Trabalhar conjuntamente com parceiros regionais, prefeituras, entidades representativas da sociedade e cooperativas, escolas, entre outros, de forma que todas estas instituições estejam realmente envolvidas com o projeto para que o ganho social seja efetivamente alcançado.

O ganho ambiental ocorrerá se as instituições parceiras e todos os beneficiários do projeto tiveram a consciência de que a adequação ambiental das propriedades é de fundamental importância (já que as áreas de Preservação Permanente serão respeitadas e as Reservas Legais implantadas) para que o crescimento econômico venha a acontecer paralelamente.

O ganho econômico virá através da otimização das áreas de cada propriedade e dos produtos gerados com a implantação do projeto.

O ecoplan acredita que estes 3 aspectos são os pilares da sustentabilidade e devem ser levados em consideração em todo e qualquer projeto a ser desenvolvido por sua equipe. O projeto terá êxito quando atingir o ponto de equilíbrio entre o social, ambiental e econômico conforme ilustrado na figura abaixo.


 
Resolução mínina de 800 x 600 © Copyright 2000-2006 - Todos os direitos reservados.
O conteudo deste Site é de propriedade do Instituo Ecoplan.
Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Instituo Ecoplan.