O Projeto
Metas
Atividades
Resultados
Fotos
Equipe Técnica
Notícias
Equipe do Programa de Extensão Agroflorestal promove 1ª Oficina de Plantas Medicinais

O trabalho foi realizado com cerca de 40 beneficiários do projeto, a fim de propor uma renda alternativa para as famílias de agricultores

 

PROSA VERDE


Agricultores da região Sul do Paraná ganham programa de rádio

O programa "Prosa Verde - o canal direto entre o agricultor e o Ecoplan" está indo ao ar em rádios de Bituruna, Palmas, Paula Freitas e União da Vitória 

Os agricultores da região Sul do Paraná ganharam em março um programa de rádio. O programa "Prosa Verde - o canal direto entre o agricultor e o Ecoplan" - está indo ao ar em rádios de Bituruna, Palmas e União da Vitória. O material também está disponível no site do Ecoplan.

O programa de rádio integra o Projeto de Extensão Agroflorestal, que é financiado pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) e realizado pelo Ecoplan nas cidades de Bituruna, Palmas, Paula Freitas e Paulo Frontim. A coordenadora do projeto, Patrícia Marguê, diz que o programa de rádio será um espaço para os agricultores esclarecerem dúvidas, receberem informações sobre como utilizarem sua propriedade, além de notícias sobre questões ligadas ao meio ambiente e à realidade rural.

"Além dos agricultores que participam do projeto de Extensão Agroflorestal, o programa de rádio também será útil para os demais agricultores que receberão informações importantes sobre agroflorestas e meio ambiente", comenta Patrícia. Além disso, ela diz que o Prosa Verde também será útil para divulgar o projeto de Extensão Agroflorestal entre os agricultores que ainda não conhecem o trabalho e têm interesse em participar.

O objetivo do Projeto de Extensão Agroflorestal é fazer com que o pequeno agricultor obtenha recursos do Pronaf Florestal e utilize sua área de forma equilibrada, levando em conta os aspectos econômico, social e ambiental, garantindo, assim, geração de renda e qualidade de vida. Para executar o trabalho, o Ecoplan disponibiliza uma equipe especializada que presta, gratuitamente, assistência técnica e extensão agroflorestal aos agricultores.

Andamento

Desde o início do Projeto de Extensão Agroflorestal, que começou em 2004, o Banco do Brasil (BB) já aprovou 30 financiamentos do Pronaf Florestal para agricultores de Bituruna atendidos pelo Ecoplan. Além disso, outros 60 projetos estão sendo analisados pelo BB.

Em Palmas, o projeto está na fase inicial. "Estamos realizando as reuniões com os agricultores para iniciar as visitas às propriedades", diz Patrícia. Em Paula Freitas, o Ecoplan também está realizando a divulgação do projeto por meio de reuniões com os agricultores. Em Paulo Frontim, o trabalho terá início até o fim de abril.

Patrícia comenta que o apoio das prefeituras das cidades atendidas pelo Programa de Extensão Agroflorestal está sendo fundamental para a viabilização do projeto.

Saiba mais...

Ouça o programa:

16/03/2005

19/03/2005

02/04/2005

09/04/2005

16/04/2005

23/04/2005

30/04/2005

07/05/2005

14/05/2005

18/06/2005

25/06/2005

 
Resolução mínina de 800 x 600 © Copyright 2000-2006 - Todos os direitos reservados.
O conteudo deste Site é de propriedade do Instituo Ecoplan.
Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Instituo Ecoplan.